Reconhecimento Profissional – O que te faz sair da cama todos os dias e ir para o trabalho? Qual a sua motivação e como se sente com relação a isso?
Não é exibicionismo ou ego, todos sentem-se bem quando são valorizados e incentivados em suas tarefas, um comportamento humano que está totalmente relacionado a motivação e desempenho dentro de uma corporação.
Por isso, caso a valorização não chegue, também é muito comum que a frustração e o desânimo acabem tornando-se parte da rotina, provocando uma eterna insatisfação e gerando pensamentos negativos com relação a empresa, como “não adianta”, “não vai acontecer”, “ninguém vai ver mesmo” ou pior, “qualquer coisa serve”.
Afinal, o que fazer quando a frustração e a falta de valorização profissional viram grandes obstáculos dentro da organização e acabam atrapalhando o seu desempenho?
Você está onde merece de estar?
Pense um pouco e seja honesto: o fato de você não ser reconhecido está ligado a postura da empresa diante do que você faz ou a sua própria postura e desempenho com relação a ela?
É necessário colocar na “balança” os seus próprios depósitos, o quanto se preparou e fez pela organização e carreira. No caso de uma promoção, por exemplo, entenda o quão você será realmente efetivo na posição que almeja e o que fez e poderá fazer para contribuir com essa promoção.
Avalie sua trajetória e competências e entenda que a repetição não é o caminho para o reconhecimento, esteja atento às tendências, reinvente-se e inove em sua área de atuação.
Os resultados do seu trabalho poderão aparecer de maneira natural quando o seu foco também estiver em entregar os melhores resultados. Acredite, bons líderes estão prontos para identificar os potenciais e o reconhecimento baseia-se, principalmente, no seu desempenho e na maneira como encara os desafios.
Dessa forma, antes de depositar toda a culpa da falta de valorização na conta da empresa, certifique-se de focar nos seus resultados e crescimento como profissional. Plante boas sementes e tenha paciência para colher os frutos do seu trabalho.
O que é reconhecimento profissional para você?
Um aumento de salário, outros benefícios empresariais, uma promoção que lhe permita ter maior qualidade de vida ou crescimento de carreira, um cargo de destaque ou a oportunidade de aprendizado junto a outros líderes executivos e etc. O que te motiva e inspira? Quais são os seus anseios e o que considera importante para buscar os melhores resultados?
O reconhecimento pode se apresentar de várias maneiras e mesmo com todas essas formas palpáveis citadas acima, não podemos descartar a valorização através dos gestos sinceros, como a admiração das pessoas que o cercam, um elogio, a consideração diante das suas ideias e soluções, a maneira como é visto e é referencial diante dos seus liderados, diretores e etc.
O importante é estar atento às diversas maneiras de ser reconhecido e estabelecer aquilo que é válido para você, o que busca como meta de vida e considera importante para manter a motivação em dia.
Migrar de carreira ou empresa é realmente necessário?
Você já sabe onde está e pretende chegar, entende o seu papel na organização e mesmo assim ainda sente-se realmente frustrado ou desvalorizado. Será que está na hora de mudar de empresa? Pode ser que sim, e não há problema nenhum nisso.
Se você já tentou externar todo o seu esforço, dedica-se ao máximo para buscar bons resultados e mesmo assim não é valorizado pela empresa, a motivação está em baixa e você não vê futuro ou propósito no que faz, sentindo-se totalmente desanimado, talvez seja a hora de afiar o seu networking e aproveitar as oportunidades a sua volta.
Antes de tudo, esteja certo de que está tomando a melhor decisão para a sua carreira e siga em busca da preparação para a fase de recolocação, tanto financeiramente, como em boas parcerias, networking e outras ferramentas úteis para a conquista de uma vaga que preencha suas expectativas.
Procure maneiras de potencializar a suas qualidades, converse com especialistas, comece a explorar melhor ferramentas de negócios e relacionamento, busque se autoconhecer e explore as suas competências para ter acesso a boas oportunidades.
Ter uma boa colocação, fazer o que gosta e ser reconhecido por isso, não é mera utopia. Encontre-se profissionalmente, dedique tempo para planejar a sua carreira, faça boas parcerias, desempenhe um bom trabalho e prepare-se para colher os frutos dentro ou fora da empresa.
Reconhecimento é apenas o resultado da dedicação que você deposita em suas funções e acima de tudo, do empenho que investe em sua carreira profissional.