Desde o início da expansão do mercado de tecnologia no Brasil podemos observar o surgimento dos mais diversos cargos e funções específicas e únicas, então o que acha de conhecer um pouco sobre a área de QA e o profissional Analista de Qualidade?
O que é o QA?
Além da abreviação de Quality Assurance, QA é a área conhecida como responsável pelo controle de qualidade no desenvolvimento de um produto ou serviço, mesmo não sendo atrelada exclusivamente ao TI, o QA assume o importante papel de certificar o funcionamento e cumprimento de requisitos durante e depois do desenvolvimento de um projeto.
Sua implementação visa identificar desvios que possam comprometer a qualidade final do produto, mas também apresentam a capacidade de idealizarem melhorias diretas e aperfeiçoamento dos processos.
A Aplicação do QA no TI:
Na área de tecnologia, observamos a implementação do QA de maneira mais sistêmica, voltada para garantir a identificação e correção de problemas no código ou aplicação através de mecanismos que facilitam esses processos.
Além de tudo, pode ser responsável pelo mapeamento das tarefas operacionais, evitando atividades redundantes e eliminando o desperdício de recursos.
Testes e Gestão de Bugs:
Outro papel do setor de Quality Assurance é a realização de múltiplos testes para garantir o funcionamento de uma aplicação ou código, reduzindo também o risco de erros e falhas.
A aplicação dos testes não é feita randomicamente e nem deve ser realizada sem uma metodologia por trás, existem diversos testes e processos de testes que são voltadas para aplicações, erros e cenários específicos e é papel do QA avaliar e construir esse plano de teste.
Esse plano deve definir e comunicar a intenção do teste realizado.
É na Gestão de Bugs que entramos em outra função de suma importância, a comunicação entre o QA e o Dev, ou desenvolvedor.
É com o estabelecimento de uma comunicação limpa, funcional e de fácil compreensão que garante uma maior eficiência na gestão e correção de bugs dos códigos e das aplicações.
E aí, o que achou de conhecer um pouco mais sobre um dos setores mais importantes da área de TI?
Para mais dicas e conteúdos como este, clique aqui para voltar ao blog e conferir outras matérias.