Para quem está iniciando na programação, é comum se deparar com tecnologias que tenham nomes muito similares e acabar se perguntando qual a diferença entre elas, se elas apresentam funções similares ou não e se tem outras características parecidas além do nome.
Então vem com a gente conhecer um pouquinho mais sobre o React (também conhecido como React.js) e o React Native.
Para começar, vale dizer que um deles se trata de uma framework, uma ferramenta que contém bibliotecas de templates e funcionalidades que podem ser utilizados pelo desenvolvedor na construção de uma aplicação, e o outro é uma biblioteca, um conjunto de funções organizadas que podem ser utilizadas na construção de uma aplicação. Agora vamos discorrer um pouco mais sobre cada um deles.
React.js:
Trata-se da biblioteca mais popular de JavaScript, criada em 2011 pela equipe do Facebook, o React surgiu com o objetivo de otimizar a atualização e sincronização de atividades do feed de notícias da rede social. Voltada para o desenvolvimento de interfaces de usuário para aplicações Web, busca facilitar a criação de UIs interativas através da simplificação das conexões entre o HTML, CSS e JavaScript.
Outro ponto forte do React.js é a garantia de reutilização de componentes do código, otimizando o tempo de desenvolvimento, também facilita sua migração por poder ser injetado em qualquer seção da página.
React Native:
Já o Native se trata de um framework de JavaScript voltado para desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma, iOS e Android, se tratando de uma estrutura móvel que compila componentes de aplicativos nativos, permitindo a criação dos aplicativos utilizando a linguagem JavaScript.
Assim como o React.js, o React Native se trata de um projeto open source mantido pelo Facebook e que foi incorporado ao Instagram, Netflix, Airbnb e outros aplicativos famosos.
Por ser um framework voltado para a otimização de aplicações para dispositivos móveis, garantindo uma melhor experiência do usuário através da qualidade de navegação, rapidez e agilidade no carregamento do conteúdo, facilidade no uso e, principalmente, a integração com recursos do próprio smartphone, como o uso da câmera, da localização e do microfone, por exemplo.
Além do React.js poder ser aplicado na framework React Native, vale dizer que ambos utilizam a mesma sintaxe do JavaScript, conhecida como JSX.
Então, já estava familiarizado com as diferenças e similaridades entre as duas tecnologias?
Para mais dicas e conteúdos como este, clique aqui para voltar ao blog e conferir outras matérias.